Justiça do Trabalho de RO e AC fecha Abril Verde com participação na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Mais de 2 MIL pessoas morreram vítimas de acidente de trabalho em 2017.

Mais de 4,7 milhões de acidentes de trabalho foram registrados de 2012 até abril/2019. São pelo menos 1.600 acidentes por dia no ambiente laboral, com registro de 2.069 mortes somente em 2017. Os números, oriundos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, foram apresentados pela juíza Titular da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO, Silmara Negrett, em palestras realizadas nos dias 29 e 30 de abril a acadêmicos de diversos cursos da Fimca e do Centro Universitário São Lucas.

O bate-papo com os acadêmicos fez parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), coordenado pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, a qual visa a promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, somando-se aos esforços do Abril Verde, mês em que se trabalha o tema. Além da Justiça do Trabalho, a ação contou com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Junto aos estudantes, a magistrada demonstrou que de 2012 até os tempos atuais já foram gastos mais de R$ 82,6 bilhões da Previdência com benefícios acidentários. No mesmo período somou-se mais de 368 milhões de dias de trabalho perdidos com afastamento previdenciários acidentários e 17.219 mortes acidentárias notificadas.

Em relação ao estado de Rondônia, Silmara revelou também que R$ 222,6 milhões em benefícios foram pagos pela Previdência aos trabalhadores acidentados no estado de 2012 pra cá. “Foram mais de 5,7 milhões de dias de trabalho não aproveitados em Rondônia”, ressaltou.

“Temos que pensar em duas coisas juntas: prevenção e reparação. Não podemos focar somente nas reparações porque senão vamos ficar pagando uma conta sem fim. E essa conta da previdência é minha, é sua, ela é de todos nós. Portanto, temos que trabalhar, principalmente, na prevenção”, evidenciou a juíza.

Abril Verde na final do Campeonato Rondoniense

A mensagem pela importância da prevenção dos acidentes de trabalho e de um ambiente de trabalho mais seguro também chegou ao gramado da final do Campeonato Rondoniense de Futebol 2019, no dia 27 de abril, em Vilhena/RO.

Antes de iniciar a partida no Estádio Portal da Amazônia, as equipes do Ji-Paraná e Vilhenense entraram em campo com uma faixa para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 28 de abril. A faixa trazia ainda os dizeres: “Nos unimos à Justiça do Trabalho pelo #TrabalhoSeguro. O título de campeão rondoniense 2019 ficou para o Vilhenense que exibiu a faixa novamente na solenidade de premiação.

SECOM – Secretaria de Comunicação Social e Eventos Institucionais
Justiça do Trabalho nos Estados de Rondônia e Acre