JI-PARANÁ (CORRIGIDA) – Chuva forte obrigada Padre a cancelar a tradicional missa no Cemitério dos Padres

A chuva que caiu sobre Ji-Paraná desde a madrugada deste sábado (02), obrigou os organizadores da tradicional Missa de Finados a cancelar a celebração que tradicionalmente é realizada no Cemitério.

A tradicional Missa de Finados que todos os anos é realizada na Praça Central do Cemitério da Saudade em Ji-Paraná, este ano foi transferida para a Paroquia São Sebastião. A mudança de local foi decidida minutos antes do inicio da celebração devido a forte chuva que caiu sobre a cidade desde a madrugada.

“Eu não perco nenhuma missa de finados. Todos os anos acordamos cedo e vou ao cemitério, faça chuva ou sol estou lá, e hoje ao chegarmos no cemitério encontramos o Padre avisando a todos que teria que realizar a missa em outro local por conta da chuva.” Disse o católico Valdecir Salles.

A Missa estava marcada para as 8hrs da manhã e acabou sendo realizada por volta das 8hrs e 30. Fiéis de toda a cidade e de regiões vizinhas acordam cedo no dia de finados e lotam os cemitérios para acompanhar a missa. Velas e flores não faltam. A praça central onde a missa é celebrada fica repleta de velas queimando durante todo o dia.

Para este ano mais de 40 mil pessoas devem passar pelo local durante todo o dia. O Cemitério da Saudade abriga mais de 35 mil sepulturas. No cemitério dos Padres, o mais antigo de Ji-Paraná, o movimento é menor, mas há manifestações pelos entes queridos durante todo o dia. Desativado para novos enterros há mais de 20 anos o Cemitério dos Padres abriga mais de seis mil sepulturas. Raros sepultamentos são realizados.

A visita nos dois cemitérios deve encerrar no fim da tarde.

ATUALIZADA ÀS 19h27
DOCNEWS Errou ao citar que a missa cancelada foi no cemitério da Saudade em Nova Brasilia. A informação correta é cemitério dos Pioneiros, conhecido também como cemitério dos Padres no Centro da Cidade. No cemitério da Saudade em Nova Brasília, a Missa ocorreu normalmente.